Uma paciente me fez essa pergunta ontem em consulta. Também tem essa dúvida?
Se você já correu provas mais longas 🏃♂️ , provavelmente já ouviu falar no famoso gel de carboidrato. Mas nem todo mundo precisa!
✅ Use: a partir de provas ou treinos acima de 60-90 minutos, quando as reservas de energia começam a cair.
✅ Motivo do uso: O gel repõe rapidamente a energia, melhora o desempenho e ajuda a evitar a fadiga.
✅ Forma de uso: A cada 40-60 minutos de corrida, sempre com um pouco de água para facilitar a absorção.
Atenção! O gel não substitui uma boa alimentação no dia a dia, ele é apenas um aliado estratégico durante a corrida!
Se for usar, escolha um com mistura de carboidratos simples, como frutose (absorção rápida) e maltodextrina (absorção moderada). Também existem os que tem ainda ribose, um açúcar mais voltado para recuperação muscular. Mais o mais importante é frutose e malto.
Alguns géis também têm associação com cafeína para aumentar a atenção, retardar a fadiga e melhorar a performance em provas longas.
A quantidade mais comum é de 20g, mas a depender do esforço e da necessidade de performance podem ser usadas doses maiores (30 a 60g/hora), se a atividade física tiver mais 90 minutos.
Lembrando que a maioria dos géis possuem doses muito baixas de eletrólitos, que também precisam ser repostos.
Atenção: não tome géis oferecidos em competições se nunca testou antes. Eles podem causar desconforto gastrointestinal, especialmente se tomados com pouco água.
Faça uso primeiro nos treinos (especialmente aqueles maiores que 15 km de corrida ou maiores que 2h de ciclismo ou em excessão muito intensas de Duathlon/Triathlon) e adapte as doses.