Você fica exausto após encontrar pessoas? Prefere ficar sozinho mesmo gostando de socializar? Muitos transtornos do neurodesenvolvimento andam de mãos dados com esta característica. Além disso, alterações de genes que influenciam a síntese de neuromoduladores, como a oxitocina, também afetam nossa bateria social.
Quem é a oxitocina?
É uma molécula com ação tanto hormonal, quanto de neuromodulação. É produzida no cérebro (hipotálamo). Se ficar no cérebro atua como neuromodulador, modulando circuitos neurais ligados a emoções, recompensa, confiança e vínculo social. Quando cai na corrente sanguínea, atua como um hormônio, que ajuda a mulher na hora do parto e na ejeção do leite para amamentação.
Pessoas com alterações genéticas podem ter dificuldades na síntese de oxitocina (alterações do gene OXT), na ação do receptor de oxitocina (OXTR) ou na liberação/ativação da oxitocina (genes CD38 e PCSK1). Alguns painéis genéticos trazem informações sobre um ou mais destes genes, nos ajudando a entender a causa de algumas pessoas se esgotarem mais rapidamente do que outras após interações sociais. se esgotare
Vale lembrar que o exame genético é probabilístico, mostra propensões, mas não determina quem você é. Quem você é tem influência da genética, mas também do ambiente, da qualidade das suas relações, dos seus afetos, aprendizados, etc. Falo um pouco mais sobre o tema neste vídeo:
Consulta para interpretação de testes genéticos: