Vitamina D e a proteção do cérebro

A vitamina D tem um papel importante na prevenção e tratamento da depressão. Regula proteínas transportadores de cálcio e a calbidina, reduzindo níveis excessivos de Ca²⁺, o que previne sua toxicidade. A vitamina D também ativa o fator de transcrição NRF-2, que estimula antioxidantes e reduz o estresse oxidativo.

A vitamina D também desempenha um papel importante na regulação da síntese de serotonina por meio da modulação da triptofano hidroxilase (TPH), a enzima responsável pela conversão do triptofano em 5-hidroxitriptofano, que é um precursor da serotonina.

Especificamente:

  • A vitamina D aumenta a expressão da triptofano hidroxilase 2 (TPH2), que é a isoforma predominante no sistema nervoso central (SNC). Isso favorece a síntese de serotonina no cérebro, o que pode estar relacionado à melhora do humor e à redução do risco de transtornos como a depressão.

  • Ao mesmo tempo, a vitamina D reprime a expressão da triptofano hidroxilase 1 (TPH1), que é a isoforma predominante em tecidos periféricos como o trato gastrointestinal e o sistema imunológico. Isso pode ser benéfico, pois níveis elevados de serotonina periférica estão associados a inflamação e outras condições adversas.

Essa regulação ocorre porque o receptor de vitamina D (VDR) pode se ligar a elementos regulatórios no DNA e modular a transcrição dos genes TPH1 e TPH2. Isso sugere um papel crucial da vitamina D no equilíbrio da serotonina, impactando tanto a saúde mental quanto a resposta imunológica. Aprenda mais sobre nutrição e cérebro na plataforma https://t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/