Prevenção do Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA) é responsável por aproximadamente dois terços de todos os casos de demência na velhice, afetando até 20% dos indivíduos com mais de 80 anos.

A prevenção primária é importante. Quanto maior o nível educacional e atividade cognitiva ao longo da vida melhor e menor é a chance de desenvolvimento da doença. Outros fatores são importantes como manutenção de níveis saudáveis de peso, homocisteína, glicose, pressão arterial. A prevenção da depressão, estresse, diabetes, hipertensão e traumatismos encefálicos é muito importante para a manutenção de um cérebro saudável.

Outros fatores que contam são atividade física para prevenção de sarcopenia, abstenção de cigarro, sono adequado, tratamento de doenças cardiovasculares e da fibrilação atrial e consumo de antioxidantes, como vitamina C, além da manutenção de uma microbiota saudável.

Revisão sistemática e meta-análise publicada em 2020 identificaram um total de 21 sugestões baseadas em evidências que podem ser usadas em práticas ao longo da vida para prevenir a DA. A tabela abaixo traz estas sugestões.

A combinação de múltiplas recomendações é provavelmente a melhor abordagem para retardar o início da DA. Estas sugestões baseadas em evidências devem ser particularmente observadas por indivíduos de alto risco (por exemplo, pessoas com APOEε4, uma pontuação poligênica alta, histórico familiar de demência ou evidência positiva para amiloide). Marque sua consulta de nutrição de precisão para avaliarmos seus exames de sangue e genéticos.

É importante destacar que a neurobiologia da DA começa pelo menos 15 anos antes do aparecimento dos sintomas. Ferramentas como PET-SCAN estão disponíveis para caracterizar a neuropatologia em qualquer estágio. Se estiver com problemas de memória procure um neurologista.

Aprenda mais em https://t21.video

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/