Suplementação de magnésio na infância

O magnésio é um mineral essencial ao desenvolvimento saudável de bebês e crianças. Promove o crescimento ósseo saudável, ajuda na função muscular e nervosa, suporta o sistema imunológico, auxilia na regulação do sono.

Alimentos ricos em magnésio incluem: sementes (linhaça, gergelim), vegetais verde escuros, castanhas (amêndoa, amendoim), germe de trigo e aveia. Comida de verdade é sempre a melhor estratégia para a a saúde infantil.

Além disso, algumas crianças podem se beneficiar da suplementação. A determinação da dose ideal depende do consumo, idade, peso corporal, condições de saúde específicas, presença de sintomas (sonolência, fraqueza, perda de apetite ou convulsões).

Doses diárias usuais:

- Bebês até 6 meses: 30 mg

- Bebês 7 a 12 meses: 75 mg

- Crianças de 1 a 3 anos: 80 a 130 mg

- Crianças de 9 a 13 anos: 240 a 360 mg

Estes suplementos podem ser administrados em pó para dissolução em líquidos, gomas, tabletes mastigáveis, xaropes. Mas atenção, sempre consulte um nutricionista antes de iniciar qualquer suplemento. Observe reações adversas e interrompa se necessário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/