Em uma metanálise de 111 ensaios clínicos aleatorizados, 18 suplementos com alegações para perda de peso foram analisados por Mike Murray (nov, 2023). Os estudos compreenderam mai de 6.000 participantes com excesso de peso que usaram compostos como: espirulina, psyllium, quitosana, extrato de chá verde, garcinia, curcumina, semente preta (Nigella sativa), glucomanano (uma fibra alimentar), extrato de cacau, alho, gengibre, extrato de semente de uva, extrato de café verde, resveratrol, açafrão, capsaicina, canela e linhaça. A duração da intervenção variou de 4 a 52 semanas.
Juntamente com a intervenção do suplemento, 26 estudos incluíram um programa de apoio comportamental, 24 estudos incluíram uma dieta com restrição calórica e 18 estudos incluíram um programa de atividade física.
Uma perda de peso de 5% do peso corporal basal foi considerada a diferença clinicamente importante mínima, o que, para os participantes incluídos no estudo resumido, equivale a aproximadamente 4,5 kg.
Quais foram os resultados?
Em comparação com o placebo, os suplementos abaixo foram considerados eficazes para perda de peso.
Alta certeza de evidência
Certeza moderada de evidência
Óleo da semente da Nigella sativa (cominho preto)
Baixa certeza de evidência
Lembre, que a perda de peso depende de um estilo de vida saudável. Caso necessite de ajuda, marque aqui sua consulta de nutrição online.