Para que serve o exame de exame de alfa-fetoproteína?

O exame de alfa-fetoproteína (AFP) serve para medir os níveis dessa proteína no sangue. A AFP é produzida principalmente pelo fígado do feto durante a gravidez. A AFP tem diversas utilidades clínicas, dependendo do contexto:

1. Detecção de anomalias fetais: Durante a gravidez, o exame é usado para ajudar a detectar problemas no feto, como:

- Defeitos do tubo neural (como a espinha bífida).

- Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) e outras alterações cromossômicas (quando combinado com outros exames, como o ultrassom e os testes de triagem).

2. Detecção de câncer: Em adultos, níveis elevados de AFP podem indicar a presença de certos tipos de câncer, como:

- Câncer de fígado (carcinoma hepatocelular).

- Câncer de testículo ou ovário (tipos germinativos, como o seminoma).

- Câncer de pâncreas ou pulmão em alguns casos.

3. Monitoramento de doenças hepáticas: O exame também é utilizado no acompanhamento de doenças do fígado, como cirrose hepática ou hepatite, para avaliar a possível evolução de complicações.

É importante lembrar que os níveis de AFP podem ser influenciados por diversos fatores como gravidez múltipla, tabagismo, uso de medicamentos, idade avançada, infecções virais, inflamação aguda ou crônica. Assim, um resultado anormal não necessariamente indica um problema grave. Normalmente, outros exames complementares são realizados para confirmar o diagnóstico.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/