Dismenorreia é a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias. É relatada por 45 a 95% das mulheres em idade fértil, a depender do país da pesquisa. Entre 2 e 29% sentem dor severa antes de menstruar, sendo que as mulheres mais afetadas são aquelas com menos de 24 anos de idade.
Há ação de ciclooxigenase (COX) tipo 1 e tipo 2 e aumento de prostaglandinas PGF2alfa e PGE2. Inibidores não seletivos bloqueiam tanto COX-1 quanto COX-2 e são mais eficazes que seletivos (que só bloqueiam COX-2). Como exemplos de inibidores de prostaglandinas não seletivos estão ácido acetilsalicílico (aspirina), ibuprofeno, naproxeno e podem ser usados em caso de cólicas menstruais.
Além da dor existem outros 150 sintomas conhecidos relacionados ao transtorno pré-menstural, incluindo letargia, desordens do sono, peso nas pernas, mudanças no padrão evacuatório, ansiedade e nervosismo.
Suplementação para redução das cólicas menstruais
O ômega-3 também reduz a produção de prostaglandinas inflamatórias, nas doses de 1.500 a 2.000 mg/dia. Isto é importante pois as prostaglandinas causam vasoconstrição e contração muscular do útero. A associação com magnésio também é interessante para relaxamento muscular.
A vitamina B6 também tem sido utilizada, mas não pode ser usada em doses maiores que 100 mg/dia para não desencadear neuropatia. Descanso, chá de gengibre, chá de camomila (Matricaria chamomila), chá de funcho / erva doce (Foeniculum vulgar Mill) ajudam também a reduzir as dores. Aos chás ou frutas pode ser adicionada a canela, que também tem efeito antiinflamatório e antioxidante.
Existe um extrato chamado Mitidol® que traz em sua composição, os extratos purificados das espécies Acmella oleracea (jambú) e Zingiber officinale (gengibre) ricos em compostos químicos de constatada atividade biológica como as alquilamidas, gingerols e shogaols. Estes fitoativos atuam nos receptores canabinóides CB2, aliviando a dor.
Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição.