Magnésio no Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurológico degenerativo caracterizado por perda sináptica e deficiências cognitivas que incluem deterioração no aprendizado e na memória. Pessoas com DA apresentam acúmulo de emaranhados de beta-amilóide e tau, juntamente com inflamação e atrofia de áreas do cérebro.

Fora os fatores geneticos, vários fatores ambientais contribuem para o risco do desenvolvimento de Alzheimer, dentre eles a resistência insulínica, a obesidade, o sedentarismo e o abuso no consumo de álcool. Dietas inflamatórias e pobres em nutrientes como B12, B9, vitamina D, ômega-3 e magnésio também associam-se a maior risco de declínio cognitivo.

Magnésio e Alzheimer

Estudos in vivo (sangue, líquido cefalorraquidiano, capilar) e post-mortem (cérebro, especialmente hipocampo) mostram que indivíduos com Alzheimer são frequentemente carentes em magnésio.

O Projeto PATH through Life descobriu que uma maior ingestão de magnésio estava relacionada a um risco reduzido de desenvolver comprometimento cognitivo leve e distúrbios cognitivos leves. É importante lembrar que dentre as causas de demência estão os eventos vasculares.

O magnésio é único por sua capacidade de afetar a função vascular, além da função neuronal. Assim, o magnésio pode estar afetando a função cognitiva de várias maneiras. Ajuda, por exemplo, a reduzir a neurotoxicidade glutamatérgica, pela ligação ao receptor NMDA.

O Mg também regula positivamente o BDNF, uma neurotrofina com ampla distribuição no sistema nervoso. O BDNF está envolvido no crescimento, maturação e manutenção de neurônios e sinapses. Estudos mostram que o Mg exerce atividade antidepressiva através da via do BDNF.

O Mg também previne a hiperpermeabilidade da barreira hematoencefálica (BHE) e restaura a permeabilidade da barreira após lesão cerebral traumática ou isquemia.

Considerando que o conteúdo de Mg na dieta ocidental é baixo, a suplementação é indicada para pessoas com problemas de memória ou aprendizagem.

Suplementação de Magnésio

O magnésio como L-treonato é único na sua capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica de forma mais eficaz do que outras formas de magnésio, resultando numa absorção superior pelo cérebro.

Este estudo demonstrou que 450mg de magnésio elementar por um período de 12 semanas foi tão eficaz quanto 50mg do antidepressivo imipramina. O magnésio treonato pode ser manipulado ou encontrado no iHerb:

  • Magtein (Source Naturals): 144mg de Mg treonato em 3 cápsulas

  • Magtein (Now): 144 mg de Mg treonato em 3 cápsulas

  • Magmind (Jarrow): 144mg de Mg treonato em 3 cápsulas

  • Neuro-Mag (Life Extension): 144mg de Mg treonato em 3 cáps

  • Neuro-Mag (Life Extension), em pó: 144mg de Mg treonato em 1 scoop

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/