Lanches ricos em fibras para saciedade e manutenção da saúde intestinal

Lanche não precisa ser pão com manteiga e café com leite. Você pode levar ao trabalho um potinho com azeitonas, tomate, queijo e oréganos. Lanches assim fornecem proteína, fibras e gorduras monoinsaturadas, empacotadas com fitoquímicos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Além de mais saciedade, este lanche manterá sua insulina a níveis estáveis, evitando a compulsão alimentar e prevenindo doenças metabólicas. Quem não consome queijo pode trocar este alimento por castanhas ou mesmo amendoim.

Eu, pessoalmente, gosto da combinação de sabores de tomate cereja, mussarela de búfala e azeitonas. O tomate é também fonte de vitamina C e as azeitonas são fontes de vitamina E. Já o orégano, além de vitaminas e minerais, contém um composto bioativo chamado carvacrol, que é altamente antiinflamatório.

Outros lanches saudáveis para o trabalho ou faculdade incluem (1) cenouras ou palitos de aipo com humos de grão de bico, (2) queijo cottage com frutas e nozes, (3) maçãs ou peras fatiadas com pasta de amendoim ou amêndoas, (4) iogurte proteico ou iogurte grego ou iogurte de coco com sementes (girassol, abóbora, chia, linhaça), (5) edamame, com castanhas e tangerina, (6) mix de castanha (caju, Pará, pistaches, nozes) e 2 quadrados de chocolate 85%, (7) ovos de codorna e fatias de pepino, (8) pão de linhaça e guacamole, (9) pão de psyllium e patê de atum, (10) snack de grão de bico torrado.

Todos estes lanches contém fibras, uma estratégia importante para garantir saciedade, controle do colesterol e da glicemia e prevenir doenças intestinais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/