Associação entre doença celíaca e câncer

Recebeu um diagnóstico de câncer, como linfoma? Se nunca testou sua sensibilidade à glúten, faça a sua genotipagem de HLA DQ2 e DQ8, os principais genes associados ao risco de intolerância permanente ao glúten. Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces. Existe uma associação entre doença celíaca e certos tipos de câncer (Marafini, Monteleone, & Stolfi, 2020; Tio, Cox, & Eslick, 2012).

Se não tiver como fazer a genotipagem, simplesmente corte o glúten da sua vida. Existem muitas opções de pães, biscoitos, pizzas que não contém glúten. Adapte seu paladar, aprenda a gostar de outros sabores e viva com mais tranquilidade.

Algumas características do câncer são comumente encontradas na doença celíaca, incluindo alterações do microbioma, inflamação, instabilidade de microssatélites com hipermetilação do promotor MLH1, levando a erros de replicação do DNA.

MLH1, proteína de reparo de incompatibilidade de DNA (Ivanova et al., 2023)

Alguns pacientes com câncer também têm resistência insulínica e beneficiam-se da dieta cetogênica. Neste caso, o glúten já é cortado naturalmente da dieta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/