O lipedema é uma condição médica crônica caracterizada por um acúmulo simétrico de tecido adiposo (gordura) nas pernas e, às vezes, nos braços, mas deixando as mãos e os pés intactos. Pode ser acompanhado por uma textura incomum dentro das células de gorduras. É mais comum no sexo feminino e atinge aproximadamente 11% das mulheres ao redor do mundo (Jeziorek et al., 2022).
As pessoas afetadas costumam ter as extremidades inferiores mais grossas que o resto do corpo, sem que haja, em muitos casos, diferença entre tornozelo, joelho e coxa. Não é obesidade ou celulite, embora muitas vezes seja confundido.
Estudos recentes mostram que as estratégias low carb (baixo teor de carboidratos), incluindo a dieta cetogênica são a forma mais eficaz de tratar o lipedema (Keith et al., 2020; Jeziorek et al., 2022). Reduzir em 15 a 25% o consumo calórico, incluir alimentos antiinflamatórios, evitar alimentos ultraprocessados e fazer atividade física complementam as estratégias com redução de carboidratos.