NUTRIÇÃO ENTERAL PRECOCE SALVA VIDA DE PACIENTES CRÍTICOS

A nutrição enteral precoce em comparação com a ingestão tardia de nutrientes resulta em melhores resultados no paciente adulto criticamente enfermo, resultando em redução das complicações infecciosas e menor morbimortalidade. Um dos benefícios da nutrição enteral precoce é a melhoria da microbiota intestinal.

A nutrição enteral precoce fornece arginina, treonina, glutamina e gorduras poliinsaturadas (PUFAs) que resultam em melhor estrutura/função do intestino, síntese de mucina e produção de fosfolipídios nos enterócitos. Nutrição enteral atrasada resulta em aumento da suscetibilidade à perfuração intestinal espontânea (Olaloye, Swatski, & Konnikova, 2020).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/