Como manter-se na cetose com níveis mais altos de proteína e/ou carboidratos?

A dieta cetogênica é uma estratégia metabólica que facilita a entrada do corpo em cetose. Para tanto, preconiza a redução no consumo de carboidratos e proteínas e aumento da gordura. Com isso, há diminuição na secreção de insulina. Pode haver também diminuição do IGF-1, o que faz com que algumas crianças cresçam menos. Como muitas crianças com epilepsia refratária ao tratamento medicamentoso necessitam entrar em cetose para a o controle das convulsões, novas abordagens menos agressivas vêm sendo investigadas.

É importante dizer que a dieta cetogênica não é para sempre. A maior parte das crianças com epilepsia permanece no protocolo por 3 a 5 anos. Após este período o crescimento normal é retomado e a criança atinge a estatura esperada.

Outra opção é aumentar os níveis de corpos cetônicos de outras maneiras como introduzindo Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), sais ou cetonas exógenas na dieta. Sais de cetonas e ésteres de cetonas ainda não estão disponíveis em todos os lugares do mundo, mas o TCM sim. Além disso, o TCM é alternativa mais barata neste contexto.

Tipos de TCM

Existem quatro tipos diferentes de TCMs:

  • Ácido capróico (C6): é o mais eficiente na absorção e absorção, mas tem um cheiro e sabor bastante ruins, quando isolado. Presente naturalmente no óleo de palma e laticínios integrais.

  • Ácido caprílico (C8) ou ácido octanóico: ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido. Aumenta corpos cetônicos na corrente sanguínea 3 vezes mais rápido que C10 e 6 vezes mais rápido que C12. Cheiro e sabor melhores do que C6. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido cáprico (C10): ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido, contudo 3 vezes mais lentamente que C8. Mas, a mistura nos produtos é interessante para manter os níveis de corpos cetônicos mais constantes no plasma. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido láurico (C12): ajuda a manter a microbiota saudável. Tem ação antifúngica. Leva mais tempo para ser absorvido e pode elevar mais os níveis de colesterol plasmáticos do que C8 e C10. Disponível naturalmente no óleo de coco e nos laticínios integrais.

Destes, C8 e C10 são os mais associados à perda de peso e encontrados em marcas como:

Falei estudo com whey e TCM aqui. Discussão e passo a passo da dieta cetogênica terapêutica na plataforma t21.video.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/