Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. A aptidão mental são todos os hábitos, habilidades, conhecimentos e padrões que tornam sua vida mais fácil, agradável e mentalmente saudável.
Principais cuidados para uma boa saúde mental
Existem alguns fundamentos conhecidos da saúde, que são importantes tanto para o corpo, quanto para a mente. Dentre eles, destacam-se:
Sono de qualidade
Dificuldade para dormir ou permanecer dormindo pode ter várias causas (estresse, ansiedade, má digestão, alergias, dificuldades respiratórias, problemas hormonais, higiene do sono inadequada, menopausa). Descobrir a causa e tratar adequadamente é fundamental uma vez que é durante o sono que o cérebro se livra de todos as toxinas. O sono é fundamental para a aptidão mental.
Alimentação de qualidade
O cérebro depende de com um conjunto de aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais para fabricar tudo o que precisa (neurotransmissores, células imunes e de limpeza, bainha de mielina etc). Fitonutrientes dos alimentos de origem vegetal também contribuem para um ambiente desinflamado e saudável. Padrões alimentares tradicionais estão associados à melhor saúde mental, enquanto dietas ricas em ultraprocessadas estão ligadas a questões como depressão, ansiedade, doença de Alzheimer e TDAH. Portanto, ajuste sua nutrição para realmente priorizar a alimentação de sua saúde mental. Essa é uma chave importante para a aptidão mental.
Atividade física
Estudos mostram que a prática semanal de 150 minutos de exercícios reduzem os sintomas de depressão, ansiedade, estresse, diminui negatividade, melhora memória, energia, saúde cardiovascular e contribui para a prevenção do declínio cognitivo associado ao envelhecimento.
Gerenciamento do estresse
Somos seres emocionais complexos. Entender o que nos estressa e melhorar nossas respostas emocionais é um trabalho constante e fundamental para redução de doenças mentais, cardiovasculares e neurodegenerativas. Estabeleça limites para você e para os outros, aprenda a respirar fundo, ouça música agradável, invista em relacionamentos positivos, distribua sorrisos, faça terapia, pratique yoga e meditação, abra tempo para contato com a natureza, enfim, tudo o que possa te ajudar a reduzir o cortisol e o estresse.
Tenha um propósito
A vida vale mais a pena quando conseguimos olhar para o futuro com esperança. Ter um senso de propósito é algo importante para escapar do pessimismo e da depressão. Seu propósito pode ser ajudar o próximo, aprender uma língua, abrir e cuidar de uma empresa, ser o melhor pai ou mãe do mundo. O propósito muda ao longo do tempo, mas tenha algo para se apoiar, motivar, crescer e prosperar.
Aprenda tudo o que puder sobre o cérebro
No vídeo abaixo discuto a questão metabólica para um cérebro saudável.
Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.
Lembre: se estiver usando medicamento controlado, não faça ajustes de doses por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Nutricionistas, neurologistas, psiquiatras, endocrinologistas, pediatras, alergologistas, oncologistas e ginecologistas são alguns dos profissionais que precisam dominar a dieta cetogênica terapêutica. Mais e mais evidências acumulam-se nestas áreas acerca dos benefícios da cetose no tratamento coadjuvante de diversas condições. Infelizmente, não há treinamento nesta área nas faculdades e precisamos correr atrás de outras formas.
Eu fui aos EUA para minhas formações e agora compartilho este conhecimento na plataforma científica https://t21.video. Lá você encontra mais de 300 vídeos e no novo curso, dieta cetogênica terapêutica, já estamos na 7a aula hoje. Inscreva-se para as aulas semanais gravadas: https://t21.video