Nossas células queimam açúcares com a maior facilidade. Contudo, com a idade, as mitocôndrias tendem a ficar menos eficientes neste uso de carboidratos. Como crianças e adolescentes estão em fase de crescimento, o grande consumo de carboidratos não costuma causar maiores problemas. Mas na fase adulta e, especialmente, com a redução dos níveis de atividade fisica, o ganho de peso e gordura corporal começam a aumentar.
Estima-se que em 2030 cerca de 68% dos brasileiros estarão acima do peso. Ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade atingirá 26% da população, ou uma a cada quatro pessoas (Brasil, 2022). Para garantir maior flexibilidade metabólica, protocolos anuais de dieta cetogênica costumam ajudar. O objetivo é entrar em cetose e forçar as células a queimarem gordura.
O que é cetose?
A cetose é justamente o processo que ocorre quando o corpo usa gordura como principal fonte de combustível. Para entrar em cetose precisamos manter o consumo diário de carboidratos a um mínimo (ao menos momentaneamente). Quando a ingestão de carboidratos é muito baixa, os estoques de glicose do fígado e músculo esgotam-se. Sem carboidratos para fornecimento de energia, as reservas de gordura começam a ser utilizadas. À medida que o corpo decompõe a gordura, produz cetonas ou corpos cetônicos, que tornam-se a principal fonte de energia do corpo e do cérebro (especialmente beta hidroxibutirato).
A gordura que seu corpo usa para criar cetonas pode vir de sua dieta (dieta rica em gordura, suplementação de ésteres e sais de cetona) ou pode vir das reservas de gordura do seu corpo.
O que é a dieta cetogênica?
É uma dieta rica em gordura, moderada em proteínas e pobre em carboidratos. A dieta ceto padrão consiste em 70% a 80% de gorduras, 10% a 20% de proteínas e 5% a 10% de carboidratos. A quantidade de carboidratos e proteína precisará ser ajustada até que o paciente consiga entrar e manter a cetose. Serão cortados da dieta arroz, milho, batatas e outros vegetais amiláceos, todos os alimentos feitos com farinhas (pizza, pão, biscoitos, macarrão) e a maior parte das frutas. Ovos, carnes, peixes, nozes, sementes entrarão na dieta em quantidades variadas. Óleos e azeites comporão a maior parte da dieta.
Algumas pessoas entram rapidamente em cetose (2 a 4 dias), outras levarão uma semana ou mais. Idade, nível de atividade física, saúde geral, nível de estresse, adesão à dieta são fatores que Pacientes com mais dificuldade em entrar em cetose poderão utilizar suplementos que facilitam o processo.
Quais são os benefícios da cetose?
Um dos maiores benefícios da cetose é a perda de peso e gordura abdominal. Contudo, existem muitas outras aplicações para a dieta cetogênica:
Controle de convulsões
Tratamento do diabetes tipo 2
Aumento do foco e clareza mental
Tratamento de doenças relacionadas à disfunção mitocondrial
Reversão do declínio cognitivo
Quer aprender mais?
DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).
Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video
AGENDE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE
IMPACTO DA DIETA CETOGÊNICA NO INTESTINO