Cetonas, alimentação, exercício e neuroplasticidade

O BDNF é uma proteína que desempenha um papel crucial na saúde cerebral, na neuroplasticidade, no aprendizado e na memória. Sabe-se que seus níveis são influenciados por diversos fatores, como exercício físico, dieta e estados metabólicos.

Estudo de 2020 investigou o efeito da suplementação de monoéster de cetona exógeno nos níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) durante um teste de tolerância oral à glicose (OGTT).

Monoéster de Cetona Exógeno:

As cetonas são substâncias químicas que o corpo produz a partir da gordura quando a ingestão de carboidratos é baixa. As cetonas exógenas são cetonas ingeridas de fontes externas ao corpo, geralmente na forma de um suplemento. O monoéster de cetona é um tipo de suplemento de cetona que fornece diretamente ao corpo cetonas (como o beta-hidroxibutirato, ou BHB) para uso imediato.

A principal hipótese do estudo foi a de que a suplementação exógena de cetona poderia influenciar os níveis de BDNF durante um teste de tolerância oral ao glicose (TOG), potencialmente melhorando a saúde cerebral e a resistência ao estresse metabólico.

O uso das cetonas exógenas aumentou as cetonas no plasma (avaliação de βHB) e impactou os níveis de BDNF. As cetonas são uma fonte alternativa de energia para o cérebro e podem ter efeitos neuroprotetores. A ingestão de cetonas exógenas poderia reduzir o estresse metabólico causado pela carga de glicose durante o OGTT.

Além das cetonas, especialmente o βHB estimularem vias que aumentam a expressão do BDNF, podem melhorar a função cerebral e, possivelmente, promover a neuroplasticidade. Também podemos estimular o aumento de cetonas no sangue com jejum e dieta cetogênica.

Ao melhorar a sensibilidade à insulina, as cetonas também podem afetar indiretamente os níveis de BDNF, já que a resistência à insulina pode impactar negativamente fatores neurotróficos como o BDNF.

Também podemos estimular BDNF com uma dieta rica em polifenois, como a curcumina (Wynn et al., 2018), atividade física e zinco (Agh et al., 2022).

O eBook acima está disponível exclusivamente nos cursos:

- Nutrição para melhoria da memória (aula 30)

- Alta performance mental (aula 3)

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/