A síndrome dos ovários policísticos (SOP), é o distúrbio hormonal mais comum em mulheres, afetando 7 a 10% daquelas em idade fértil. Pode causar infertilidade e aumenta o risco de desenvolver diabetes, obesidade e outros problemas de saúde metabólicos.
Sinais da SOP (pelo menos dois):
Níveis elevados de testosterona e outros hormônios andrógenos associados à reprodução masculina,
Períodos irregulares e
Ovários grandes com muitos folículos pequenos.
A dieta cetogênica (ceto) pode reduzir os níveis de testosterona em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), de acordo com artigo publicado no Journal of the Endocrine Society.
Como a dieta cetogênica pode ajudar?
A dieta cetônica contribui para a saúde metabólica da mulher com SOP de várias maneiras:
Ajudando na perda de peso e posterior manutenção de um peso saudável;
Regularizando os níveis hormonais, que influenciam a fertilidade;
Otimizando os níveis de colesterol;
Normalizando os ciclos menstruais;
Reduzindo inflamação e estresse oxidativo.
Os pesquisadores conduziram uma meta-análise de ensaios clínicos em mulheres com SOP na dieta cetônica e examinaram os efeitos da dieta nos hormônios reprodutivos (hormônio folículo estimulante, testosterona e progesterona) e na mudança de peso.
Eles descobriram que mulheres com SOP que seguiram dieta cetônica por pelo menos 45 dias tiveram perda significativa de peso e melhora nos níveis de hormônios reprodutivos. A proporção de hormônio folículo-estimulante era menor, o que significa que elas tinham mais chances de ovular. As mulheres também tinham níveis mais baixos de testosterona, o que poderia ajudar no crescimento excessivo de pelos e outros sintomas de excesso de hormônios sexuais masculinos.