A asma é uma doença pulmonar crônica que afeta pessoas de todas as idades. É causada por inflamação e contração muscular ao redor das vias aéreas, o que dificulta a respiração. Os sintomas podem incluir tosse, respiração ofegante, falta de ar e aperto no peito.
Existem muitos fatores de um risco para o desenvolvimento da asma. É difícil encontrar uma causa única. Pode existir um componente genético, mas são vários os gatilhos.
Gatilhos para a asma
Sistema imune desequilibrado. Quando o sistema imune é muito reativo a asma (assim como outras condições alérgicas) podem aparecer. Por isso, quem tem asma também pode ter eczema ou rinite. Uma das causas da baixa tolerância imunológica é a deficiência de vitamina D.
Urbanização e aumento da poluição atmosférica estão associados a maior risco de asma.
Pólen, pelos de animais, fungos, poeira são alguns dos fatores ambientais associados ao aumento da prevalência de asma na população.
Início de vida desfavorável como baixo peso ao nascer ou prematuridade também aumentam o risco de desenvolvimento de condições alérgicas.
Contato com irritantes como fumaça de cigarro, pólen, esporos de fungos (cuidado com o mofo em casa), álcool.
Alérgenos alimentares, incluindo glúten (de trigo e produtos de cereais), mariscos, ovos, leite, nozes, amendoim, sementes de gergelim e soja são gatilhos para algumas pessoas.
Sensibilidade aos sulfitos (E221 a E228), conservantes usados em frutas secas, carnes processadas, alimentos em conserva, vinho, cerveja e cidra.
Sensibilidade à histamina, um componente naturalmente presente em alguns alimentos, como iogurte, queijo maturado e carnes defumadas.
Dicas para quem tem asma
Evite a exposição a gatilhos ambientais. Procure fazer uma dieta natural, com o mínimo de alimentos processados. Evite refeições prontas pois nunca saberá o que está dentro. Faça sua própria comida, com alimentos frescos. Se você é alérgico ou sensível a alguns compostos, leia sempre o rótulo dos alimentos.
A suplementação de ômega-3 e vitamina D em alta dosagem ajudam o organismo a lidar melhor com os desafios ambientais. Se precisar de ajuda em sua dieta ou suplementação, marque aqui sua consulta online.