Gatilhos para asma

A asma é uma doença pulmonar crônica que afeta pessoas de todas as idades. É causada por inflamação e contração muscular ao redor das vias aéreas, o que dificulta a respiração. Os sintomas podem incluir tosse, respiração ofegante, falta de ar e aperto no peito.

Existem muitos fatores de um risco para o desenvolvimento da asma. É difícil encontrar uma causa única. Pode existir um componente genético, mas são vários os gatilhos.

Gatilhos para a asma

  • Sistema imune desequilibrado. Quando o sistema imune é muito reativo a asma (assim como outras condições alérgicas) podem aparecer. Por isso, quem tem asma também pode ter eczema ou rinite. Uma das causas da baixa tolerância imunológica é a deficiência de vitamina D.

  • Urbanização e aumento da poluição atmosférica estão associados a maior risco de asma.

  • Pólen, pelos de animais, fungos, poeira são alguns dos fatores ambientais associados ao aumento da prevalência de asma na população.

  • Início de vida desfavorável como baixo peso ao nascer ou prematuridade também aumentam o risco de desenvolvimento de condições alérgicas.

  • Contato com irritantes como fumaça de cigarro, pólen, esporos de fungos (cuidado com o mofo em casa), álcool.

  • Alérgenos alimentares, incluindo glúten (de trigo e produtos de cereais), mariscos, ovos, leite, nozes, amendoim, sementes de gergelim e soja são gatilhos para algumas pessoas.

  • Sensibilidade aos sulfitos (E221 a E228), conservantes usados em frutas secas, carnes processadas, alimentos em conserva, vinho, cerveja e cidra.

  • Sensibilidade à histamina, um componente naturalmente presente em alguns alimentos, como iogurte, queijo maturado e carnes defumadas.

Dicas para quem tem asma

Evite a exposição a gatilhos ambientais. Procure fazer uma dieta natural, com o mínimo de alimentos processados. Evite refeições prontas pois nunca saberá o que está dentro. Faça sua própria comida, com alimentos frescos. Se você é alérgico ou sensível a alguns compostos, leia sempre o rótulo dos alimentos.

A suplementação de ômega-3 e vitamina D em alta dosagem ajudam o organismo a lidar melhor com os desafios ambientais. Se precisar de ajuda em sua dieta ou suplementação, marque aqui sua consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/