Periodização nutricional para emagrecimento

Ciclos de estratégias nutricionais (periodização nutricional) podem ser utilizados na nutrição esportiva para oferecer ao atleta o que precisa em cada fase do treino ou competição. Mas também podem ser adaptadas a outras necessidades, como emagrecimento ou tratamento de doenças como o câncer.

Dentre as estratégias possíveis está a dieta que imiga o jejum ou fasting mimicking diet (FMD). Estudo publicado em 2022 mostrou que dietas que imitam o jejum podem modular o metabolismo de pacientes com câncer, aumentando a imunidade antitumoral. Um dos mecanismos é a recução da concentração de glicose no sangue, outro é a redução de fatores de crescimento (Vernieri et al., 2022).

Outro estudo mostrou que FMD reduz a neuroinflamação, mostrando-se uma estratégia interessante para pacientes que tiveram covid, que experimentam “névoa cerebral”, problemas de memória, declínio cognitivo leve, risco de Alzheimer ou diagnóstico de demência (Rangan et al., 2022).

O FMD também é uma estratégia interessante para evitar o efeito platô relacionado a dietas de emagrecimento. Pode ser intercalada com outras estratégias (como low carb, cetogênica, jejum intermitente, modulação intestinal etc).

A periodização não implica um protocolo fixo. A escolha da estratégia e o tempo de uso é dependente de fatores como: objetivos, sinais e sintomas, evolução da composição corporal, nível de atividade física, motivação e resultados obtidos com cada estratégia.

Para individualização marque sua consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/