Se você monitora seus níveis de glicose, está acostumado com os picos de glicose que ocorrem após as refeições. Estes picos podem ser monofásicos ou bifásicos. Uma curva monofásica é aquela em que há um aumento da glicose plasmática até atingir um pico entre 30 a 90 minutos após a refeição, seguido de uma queda contínua que pode levar até 120 minutos. Uma curva bifásica é um aumento na glicose plasmática até um pico em 30 a 60 minutos após uma refeição, seguido por uma diminuição e um novo aumento para um segundo pico em torno de 90 a 120 minutos.
O mecanismo por trás das curvas monofásicas e bifásicas
Após a refeição, a glicose entra na corrente sanguínea e estimula a secreção do hormônio insulina, que, por sua vez, ajuda a entrada da glicose nas células. A insulina é liberada pelas células beta do pâncreas em duas fases. A primeira fase da liberação de insulina ocorre rapidamente e dura apenas alguns minutos, enquanto a segunda fase ocorre mais tarde e é mais sustentada (Seino et al., 2011).
Estudos demonstraram que uma curva de glicose monofásica após uma refeição está associada à secreção diminuída ou prejudicada da primeira fase da insulina. Em outras palavras, as curvas de pico único podem estar associadas a uma resposta insulínica prejudicada. Outro estudo demonstrou que uma diminuição na primeira fase da secreção de insulina pode estar associada a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2. Já uma curva bifásica pode ser resultado de uma melhor secreção de insulina na primeira fase, além de uma melhor sensibilidade à insulina, o que gera dois picos (Kim et al., 2016; Mesquista et al., 2018).
Indivíduos com tolerância à glicose diminuída possuem níveis de insulina de primeira fase significativamente mais baixos quando comparados a indivíduos com tolerância normal à glicose (Bacha et al., 2009). Essa área de pesquisa ainda está em desenvolvimento. Mesmo assim, se a maior parte das suas curvas são monofásicas, preste mais atenção à qualidade da sua alimentação, sono e exercício.
Rastreie a sua glicose com um CGM e compare-os com seus hábitos no aplicativo Veri, que fornece uma plataforma útil para identificar melhor os padrões, ajudando-o a corrigir comportamentos prejudiciais à saúde.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE