Curva bifásica da glicose

Se você monitora seus níveis de glicose, está acostumado com os picos de glicose que ocorrem após as refeições. Estes picos podem ser monofásicos ou bifásicos. Uma curva monofásica é aquela em que há um aumento da glicose plasmática até atingir um pico entre 30 a 90 minutos após a refeição, seguido de uma queda contínua que pode levar até 120 minutos. Uma curva bifásica é um aumento na glicose plasmática até um pico em 30 a 60 minutos após uma refeição, seguido por uma diminuição e um novo aumento para um segundo pico em torno de 90 a 120 minutos.

O mecanismo por trás das curvas monofásicas e bifásicas

Após a refeição, a glicose entra na corrente sanguínea e estimula a secreção do hormônio insulina, que, por sua vez, ajuda a entrada da glicose nas células. A insulina é liberada pelas células beta do pâncreas em duas fases. A primeira fase da liberação de insulina ocorre rapidamente e dura apenas alguns minutos, enquanto a segunda fase ocorre mais tarde e é mais sustentada (Seino et al., 2011).

Estudos demonstraram que uma curva de glicose monofásica após uma refeição está associada à secreção diminuída ou prejudicada da primeira fase da insulina. Em outras palavras, as curvas de pico único podem estar associadas a uma resposta insulínica prejudicada. Outro estudo demonstrou que uma diminuição na primeira fase da secreção de insulina pode estar associada a um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2. Já uma curva bifásica pode ser resultado de uma melhor secreção de insulina na primeira fase, além de uma melhor sensibilidade à insulina, o que gera dois picos (Kim et al., 2016; Mesquista et al., 2018).

Indivíduos com tolerância à glicose diminuída possuem níveis de insulina de primeira fase significativamente mais baixos quando comparados a indivíduos com tolerância normal à glicose (Bacha et al., 2009). Essa área de pesquisa ainda está em desenvolvimento. Mesmo assim, se a maior parte das suas curvas são monofásicas, preste mais atenção à qualidade da sua alimentação, sono e exercício.

Rastreie a sua glicose com um CGM e compare-os com seus hábitos no aplicativo Veri, que fornece uma plataforma útil para identificar melhor os padrões, ajudando-o a corrigir comportamentos prejudiciais à saúde.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/