MicroRNAs ou miRNAs são RNAs não codificantes curtos compreendendo entre 20 e 24 bases de nucleotídeos. Desempenham papéis importantes em todas as vias biológicas e fisiológicas em organismos multicelulares.
A figura abaixo mostra o esquema de biogênese do miRNA. Sua desregulação está envolvida na patogênese de muitas doenças, incluindo distúrbios do sistema nervoso central, doenças autoimunes e vários tipos de câncer. Alguns tratamentos investigados para a cura dessas doenças atuam influenciando a expressão gênica e afetando a regulação do miRNA.
Os efeitos dos probióticos na modulação de microRNAs
A suplementação com probióticos Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum em um modelo de camundongo de câncer de cólon induzido por azoximetano é capaz de diminuir os níveis de expressão de miR-135b, miR-155 e KRAS (um dos genes alvo desses miRNAs).
Por outro lado, a indução de câncer com azoximetano reduziu a expressão de miR-26b, miR-18a, APC, PU.1 e PTEN em camundongos e a suplementação de probióticos os aumentou novamente. Parece que Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum, embora aumentem a expressão dos miRNAs supressores de tumor e seus genes-alvo, diminuem oncogenes, melhorando o tratamento do câncer de cólon. Outras cepas bacterianas também vem sendo estudadas. Ainda precisamos ainda aprender mais sobre este tema.