Adaptação dos suplementos do protocolo Recode com produtos prontos disponíveis na Europa

Se você tem um caso de Alzheimer na família provavelmente está familiarizado como protocolo Recode, descrito no livro “O fim do Azlheimer”. Neste protocolo, que explico no vídeo abaixo são sugeridos vários suplementos que possuem como finalidade a redução do estresse oxidativo, da neuroinflamação, da glicação, além da melhoria da função mitocondrial e suporte trófico para neurônios. Este protocolo completo de suplementos custa, no momento da escrita deste texto, 370 euros ao mês. Como contornar isto com produtos disponíveis na Europa e mais baratos?

Lista de suplementos para prevenção e reversão do declínio cognitivo e Alzheimer leve e opções na Europa

  • Ômega-3 com pelo menos 2.000 mg de EPA + DHA ao dia - $ 39.99 (sem contar impostos e taxas de importação para Europa). Você pode substituir pelo ômega-3 líquido da doppel herz). Custa por volta de 10 euros e uma colher de chá fornece 2.800mg de ômega.3.

  • Simbiótico. A marca vendida pelo protocolo contém 100mg de fibras (FOS) e 20 bilhões de unidades de lactobacillus + bifidobactérias - $ 42.99. Dá para substituir pelo NuviHealth Flobiotika por menos de 20 euros.

  • Multivitamínico diário, contendo também antioxidantes como coenzima Q10 (400mg), ácido alfa-lipoico (400mg). Custa $ 44.99 nos Estados Unidos. Como opção escolha um multivitamíco sem ferro e adicione coenzima q10 e ácido lipóico a parte.

  • Antioxidantes (a marca usa PQQ, açafrão (curcumina), resveratrol e extrato de café). O produto original custa 54.99 sem contar impostos e taxas de importação). Os suplementos separados possuem dosagens maiores destes compostos do que a versão original do protocolo Recode. Acaba ficando m ais caro desta forma e não conheço uma marca na Europa que contenha já todos os compostos misturados em menor dosagem. Uma opção é fazer um rodízio de suplementos ao longo do ano.

  • Morning and evening balance - $229.49. O suplemento recomendado para o período da manhã contém uma mistura de vitaminas, minerais, com fibras, bacopa monieri, NAD+. Alguns estudos mostram que o NAD+ não deve ser usado por pacientes com risco de câncer ou que já tenham câncer. Uma opção é trocar o NAD+ pelo NR (ribosídeo de nicotinamida). O suplemento recomendado para a noite contém cálcio, magnésio, fibras, 5HTP (precursor da serotonina), Valeriana, maracujá, melissa officinalis e outras ervas. São os suplementos mais controversos pois cada paciente é muito diferente do outro e o uso de fitoterápicos deve sempre ser adaptado às necessidades individuais, depende de um bom funcionamento do fígado, 5HTP pode fazer muito mal se o paciente tiver disbiose, tiver inflamado ou muito estressado. Aqui o ideal é marcar uma consulta para individualizarmos ao máximo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/