Mio-inositol no tratamento da SOP

O mio-inositol, um açúcar poliol natural comumente encontrado em cereais, feijões, nozes, carne, legumes e frutas cítricas frescas é indicado para o tratamento da síndrome dos ovários policísticos (SOP). Mio-Inositol e Chiro-Inositol são precursores de inositol, conhecidos como inositol fosfoglicanos.

O mio-inositol é um componente das membranas de todas as células vivas e pode ser produzido pelo corpo humano a partir da D-glicose. Também desempenha um papel na síntese de lipídios e ocorre em sua forma livre como componente de fosfolipídios ou como ácido fítico. É um mediador de sensibilização à insulina, que reduz os níveis de glicose no plasma, melhora a sensibilidade à insulina e a função ovulatória em mulheres jovens com SOP.

O mio-inositol é necessário tanto para a produção quanto para a ativação da PI3 Kinase, essencial para o metabolismo normal da glicose celular. Em pacientes com SOP, o Myo-Inositol restaurou a captação de glicose, semelhante ao medicamento Metformina, através de uma ativação de AMPK levando a um aumento nos níveis de GLUT-4 e captação de glicose pelas células endometriais humanas.

O benefício potencial do Myo-Inositol na melhora da sensibilidade à insulina sugere que ele pode ajudar a prevenir e tratar a SOP, facilitar a gravidez das mulheres tentantes e reduzir o risco de diabetes gestacional nas grávidas que tinham ovários policísticos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/