O índice de conicidade (IC), consiste em um parâmetro antropométrico que determina o risco cardiometabólico fundamentado no períneo da cintura e exprime o risco de enfermidades associadas à obesidade e a distribuição de tecido adiposo. Baseado nos informes que a constituição física aufere, a forma de duplo cone com concentração de gordura na região abdominal, o IC permite uma avaliação eficiente da obesidade visceral.
Para calcular o índice de conicidade, foram utilizadas as medidas do peso, altura e circunferência da cintura, estabelecido por Valdez, mediante a seguinte equação matemática:
Após o cálculo infere-se risco cardiovascular, com valores ≥ 1,18 para mulheres e ≥ 1,25 para homens.
Probióticos ajudam a controlar o Índice de conicidade e reduzir o risco cardiovascular
Pesquisa brasileira mostrou que pessoas que receberam mistura probiótica (Lactobacillus acidophilus, lactobacillus casei, lactococcus lactis, bifidobacterium bifidum, bifidobacterium lactis) apresentou maior redução na circunferência da cintura, relação cintura-estatura, índice de conicidade e um aumento na atividade da glutationa peroxidase (Gomes et al., 2017). Estas mudanças favorecem maior saúde cardiovascular.
Probiótico usado no estudo foi o Simfort - para ver preço clique aqui. Para ajustes de dosagens e individualizações marque sua consulta.