Existem dois tipos de alergia alimentar: a imediata ou aguda e a tardia. Sabe aquela pessoa que come camarão e a glote fecha na hora? Isso é a alergia aguda e os sintomas podem aparecer em pele ou mucosas, como a do sistema respiratório. A alergia alimentar tardia é quando o sistema imunológico do seu corpo reage a uma proteína alimentar porque ela confundiu essa proteína como uma ameaça. Os sintomas só aparecem dias depois, podendo ser leves ou graves. Muitas pessoas não sabem que possuem esse tipo de reação, apesar de ser comum em 50% da população. Outra questão é que os sintomas das alergias alimentares tardias podem durar duas semanas ou mais e são muito diversos, dificultando o diagnóstico. Sinais e sintomas que podem ser provenientes de alergias alimentares tardias:
Respiratórios - asma, rinite, sinusite, otite, amigdalite, bronquite.
Genito- urinários - cistite de repetição, candidíase, infecções urinárias, enurese noturna.
Gastrointestinais - diarreia, constipação, colite, gastrite, má absorção, doença celíaca, refluxo.
Metabólicos - acúmulo fácil de gordura corporal ou dificuldade em ganhar peso, celulite, perda de apetite, anorexia nervosa, bulimia, diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia. -
Nervosos - dor de cabeça, enxaqueca, convulsão, Insônia, sonolência, depressão, agitação, ansiedade, fadigas.
Mentais - hiperatividade ,falta de concentração, alteração de humor, distúrbios de aprendizagem.
Sistêmicos - artrite reumatoide, tireoidite, lúpus eritematoso sistêmico, psoríase, alopecia areata, fibromialgia.
Cutâneos - acne, eczema, caspa, urticária, dermatite seborreica, dermatite.
Para avaliação são feitos testes de anticorpos IgE (alergia imediata) ou IgG (alergia tardia). Mas o mais comum é fazer a exclusão dos alimentos suspeitos por 1 mês, reintroduzir e ver o que acontece (se os sintomas voltam ou não). O cuidado é para não desnutrir no processo. Por isso, se precisar de ajuda, marque uma consulta: