O câncer é caracterizado por um crescimento anormal e descontrolado das células de um tecido ou órgão. Pode também propagar-se pelo sistema linfático ou circulação sanguínea pelo processo de metástase.
É possível identificar pelo menos 10 características biológicas comuns que ocorrem durante o câncer, como destruição imune, inflamação, ativação de invasão e metástase, angiogênese, mutações e instabilidade genômica, resistência à apoptose, desregulação energenética celular, inibição de telomerases...
Este entendimento científico é fundamental para o desenvolvimento de novas estratégias clínicas para a prevenção e tratamento dos vários tipos de câncer. Pesquisadores estudam, por exemplo, formas de reduzir a severidade de vários tips de câncer por meio da alimentação. É o caso do câncer de ovário.
Dieta enriquecida com linhaça reduz severidade do câncer de ovário
A intervenção dietética com linhaça, a fonte vegetal mais rica de ácidos graxos ômega-3, além de lignanas e fitoestrógenos, demonstra o potencial de prevenção e melhora efetiva do câncer de ovário ao direcionar as vias inflamatórias das prostaglandinas. A prostaglandina E2 (PGE2) é o ecoisanoide mais pró-inflamatório. Galinhas Leghorn brancas são ótimos modelos para estudo do câncer de ovário. Foram alimentadas com dieta com 10% de linhaça enriquecida ou dieta padrão por um ano. A gravidade do câncer de ovário foi determinada por patologia macroscópica e histologia. Os resultados demonstraram uma redução significativa nos tumores ovarianos em estágio avançado nas galinhas alimentadas com linhaça em comparação com as galinhas controle alimentadas com dieta padrão. Em correlação com a diminuição da gravidade do câncer de ovário, as concentrações de PGE2 e a expressão de COX-2 foram diminuídas em ovários de galinhas alimentadas com linhaça. As concentrações de PGE3 estavam abaixo do nível de detecção (Eilati et al., 2014).
Consumo de linhaça melhora o metabolismo de 1 carbono
Outro estudo mostrou que as galinhas que ingerem a linhaça como parte da dieta, sintetizam mais SAM, um doador de carbonos, importante para modulação genética e também para a produção do antioxidante glutationa. O efeito inicial é instigado quando o 1ADP (via linatina) antagoniza a vitamina B6 e reduz a atividade das enzimas CBS e CSE. Por sua vez, isso reduz o fluxo de carbono através da transsulfuração e causa aprisionamento de cistationina.
A hiperativação de BHMT induz oxidação elevada de colina e betaína, e hiperativação de MS-B12 induz oxidação elevada de moléculas como DMG e serina. O excesso de Metionina produzido pela hiperativação de BHMT e MS-B12 é então adenosilado via MAT para formar um excesso de suprimento de SAM.
Não entendeu nada? Comece do básico no curso de genômica nutricional. Essencial para nutricionistas e médicos da nova era.