Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) ajudam a emagrecer?

Triglicerídeos são a forma de armazenamento de gordura nos alimentos e no corpo humano. Podem ser de cadeia curta, longa ou média. Os TCM possuem entre 6 e 12 carbonos, sendo os principais o ácido capróico (C8), ácido caprílico (C10) e ácido cáprico (C10).

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) estão muito presentes no óleo de coco e são rapidamente absorvidos pelo corpo, ao contrário dos triglicerídeos de cadeia longa presentes em outros óleos, como soja, milho e azeite de oliva.

TCM pode contribuir para o emagrecimento. Mas a perda de peso é um fenômeno complexo. De nada adianta uma dieta de bolo, coca-cola e coxinha frita com TCM por cima.

Como o TCM favorece a perda de peso?

Dentro de uma dieta saudável o TCM pode ajudar sim a perda de peso, pelos seguintes mecanismos:

  1. Regulação do metabolismo da glicose e dos lipídios;

  2. Aumento do gasto de energia por ativação simpática da gordura marrom;

  3. Redução da ingestão de alimentos de forma aguda via estímulo de GLP -1 e PYY;

  4. Ativação das vias de sinalização de Akt e AMPK;

  5. Estímulo de biogênese mitocondrial via PGC-1α e Tfam;

  6. Retardo do esvaziamento gástrico, contribuindo para maior saciedade;

  7. Aumento de β-hidroxibutirato, corpo cetônico, que favorece saciedade;

  8. Aumento da oxidação lipídica durante exercício aeróbio

Tipos de TCM

Existem quatro tipos diferentes de TCMs:

  • Ácido capróico (C6): é o mais eficiente na absorção e absorção, mas tem um cheiro e sabor bastante ruins, quando isolado. Presente naturalmente no óleo de palma e laticínios integrais.

  • Ácido caprílico (C8) ou ácido octanóico: ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido. Aumenta corpos cetônicos na corrente sanguínea 3 vezes mais rápido que C10 e 6 vezes mais rápido que C12. Cheiro e sabor melhores do que C6. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido cáprico (C10): ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido, contudo 3 vezes mais lentamente que C8. Mas, a mistura nos produtos é interessante para manter os níveis de corpos cetônicos mais constantes no plasma. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido láurico (C12): ajuda a manter a microbiota saudável. Tem ação antifúngica. Leva mais tempo para ser absorvido e pode elevar mais os níveis de colesterol plasmáticos do que C8 e C10. Disponível naturalmente no óleo de coco e nos laticínios integrais.

Destes, C8 e C10 são os mais associados à perda de peso e encontrados em marcas como:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/