Mover o corpo traz muitos benefícios positivos para a saúde. Melhora a aptidão pulmonar e musculoesquelética, a imunidade, o metabolismo, controla gordura corporal e a circulação sanguínea, além de reduzir o risco de Alzheimer.
Alzheimer é a forma mais comum de demência. Não se desenvolve do dia pra noite: antes de se estabelecer, há um estágio de pré-demência chamado comprometimento cognitivo leve (CCL). Nesse estágio, podem ocorrer pequenos problemas de memória, dificuldade de pensar e se concentrar ou apenas fazer as coisas normais do dia a dia. Nada muito sério, mas mesmo assim uma preocupação.
Estima-se que 15% -20% das pessoas com 65 anos ou mais têm CCL. Cerca de metade dessas pessoas desenvolverá demência até os 85 anos. Mas um estudo mostrou que os idosos que se exercitam três ou mais vezes por semana são significativamente menos propensos a desenvolver Alzheimer do que aqueles que se exercitam menos de três vezes por semana.
O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro: rajadas intensas de exercício físico aumentam a freqüência cardíaca para aumentar o fornecimento de oxigênio para os tecidos, incluíndo o nervoso. No Alzheimer, há perda de neurônios (células cerebrais) e sinapses (uma sinapse é a estrutura entre as células nervosas que permite a transmissão de mensagens). Isso ocorre em várias áreas do cérebro, e o resultado é atrofia - encolhimento - nessas áreas.
As áreas afetadas incluem o hipocampo e o córtex pré-frontal. Ambas as áreas, especialmente o hipocampo, são fundamentais para a memória. O encolhimento do hipocampo no final da idade adulta leva ao comprometimento da memória e ao aumento do risco de desenvolver demência.
Como a atividade física ajuda a melhorar a memória?
1- O exercício físico contribui para o aumemento do tamanho do hipocampo, levando a melhorias na memória e reversão da perda de volume relacionada à idade.
2- O exercício, principalmente aeróbico, desencadeia a neurogênese - a criação de novas células cerebrais. Comece a caminhar, correr, pedalar, nadar…
3- O exercício aumenta os níveis de uma proteína chamada "fator neurotrófico derivado do cérebro", ou BDNF, no hipocampo e outro cérebro regiões. Essa proteína aumenta o tamanho do hipocampo, aumenta a produção de novos neurônios e previne a morte dos neurônios existentes.
Outras formas de melhorar a saúde cerebral
Combine exercícios aeróbicos com jejum intermitente regular e você pode esperar um aprimoramento ainda maior da função cognitiva. O jejum intermitente é um padrão de alimentação baseado em longos períodos de abstinência alimentar.
O jejum calórico é aquele em que a pessoa fica sem comer nada, nada por pelo menos 14 a 16 horas ao dia. Visa dar um tempo pro corpo depois de tanta comilança. Existe também o jejum metabólico em que alguns líquidos (como chás, shots) e alimentos como fonte de gordura (como abacate, óleo de coco ou TCM ou C8 ou BHB no café) são permitidos. O objetivo é esgotar os estoques de glicogênio mas sem ficar sem comer nada, nada. A exclusão de carboidratos ajuda a ativar AMPK, enzima importante tanto para a queima de gordura, quanto para a neuroproteção.
Tipos de TCM
Existem quatro tipos diferentes de TCMs para otimização da produção de corpos cetônicos:
Ácido capróico (C6): é o mais eficiente na absorção e absorção, mas tem um cheiro e sabor bastante ruins, quando isolado. Presente naturalmente no óleo de palma e laticínios integrais.
Ácido caprílico (C8) ou ácido octanóico: ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido. Aumenta corpos cetônicos na corrente sanguínea 3 vezes mais rápido que C10 e 6 vezes mais rápido que C12. Cheiro e sabor melhores do que C6. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.
Ácido cáprico (C10): ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido, contudo 3 vezes mais lentamente que C8. Mas, a mistura nos produtos é interessante para manter os níveis de corpos cetônicos mais constantes no plasma. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.
Ácido láurico (C12): ajuda a manter a microbiota saudável. Tem ação antifúngica. Leva mais tempo para ser absorvido e pode elevar mais os níveis de colesterol plasmáticos do que C8 e C10. Disponível naturalmente no óleo de coco e nos laticínios integrais.
Destes, C8 e C10 são os mais associados à perda de peso e encontrados em marcas como:
Brain TCM Puravida - Brasil
MCT Vitafor (C8+C10) - Brasil
Upgrade energy equaliv (C8 puro) - Brasil
Brain Octane Oil BulletProof (C8 puro) - EUA
Go Keto (C8 puro) - Europa
Go Keto (C8 + C10 + DHA + luteína) - Europa