Não existe bola de cristal na medicina que possa prever o quão rápido você envelhecerá ou quanto tempo viverá. Muitos fatores afetam o envelhecimento. Um desses fatores é o encurtamento do tamanho dos telômeros - as capas protetoras nas extremidades dos cromossomos em suas células.
Explicando os telômeros
Cada célula do seu corpo carrega um conjunto de genes, que funcionam de forma exclusiva em seu corpo, dizendo o que fazer e quando fazer. Os genes (pedaços de DNA) estão ligados entre si em longas fitas chamadas cromossomos. Os cromossomos vêm em pares: temos 23 pares em cada célula. Em cada extremidade de cada cromossomo há uma capa protetora chamada telômero, que evita que o cromossomo seja danificado quando uma célula se divide.
Um telômero é feito de milhares de seções de DNA descartáveis. O problema é que cada vez que uma célula se divide, os telômeros encurtam um pouco. Quando os telômeros atingem um estágio criticamente curto, eles não podem mais proteger os cromossomos e a célula geralmente morre. Assim, os telômeros progressivamente mais curtos de uma célula constituem uma biomedida de seu envelhecimento.
Estilo de vida pouco saudável degrada telômeros mais rapidamente
Fatores de estilo de vida pouco saudáveis - como fumar, comer alimentos ultraprocessados, obesidade, inatividade e estresse crônico - estão todos associados a telômeros mais curtos. Os telômeros mais curtos, por sua vez, estão associados a uma expectativa de vida mais baixa e a taxas mais altas de desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares.
Algumas empresas vendem um kit doméstico que permite enviar seu DNA (em uma gota de sangue ou em um cotonete) para um laboratório. Depois de algumas semanas, a empresa envia a você os resultados do teste, que mostram qual é o comprimento do seu telômero e como esse comprimento se compara ao de seus pares.
Contudo, a precisão de vários testes comerciais de telômeros é incerta. Existem poucos métodos publicados para medições de telômeros. Também não existe uma entidade governamental que fiscalize a precisão dos testes dos telômeros. Além disso, vimos no primeiro vídeo deste post que vários fatores afetam a velocidade de envelhecimento além do comprimento dos telômetros.
A epigalocatequina galato, um polifenol do chá verde, possui efeitos epigenéticos, mantendo saudáveis os tamanhos dos telômeros. Ou seja, protegendo-os para que não degradem-se mais rápido do que deveriam.
Protegendo telômeros o EGCG ajuda a reduzir o risco de diversos tipos de câncer. As catequinas do chá verde foram relatadas para modular processos epigenéticos, revertendo a hipermetilação do DNA em genes supressores de tumor e aumentando a transcrição desses genes (Yiannakopoulou, 2015).