Um artigo lindo mostrou que as mulheres que sentiam-se mais acolhidas pela família e amigos, após a mastectomia (retiradas das mamas), expressavam menos RNAm para as enzimas que produziam citocinas inflamatórias. Confirmando a ideia de que a solidão inflama e o amor é anti-inflamatório. Dê todo o apoio que puder!
A SOLIDÃO É PREJUDICIAL À SAÚDE
A solidão crônica pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros ao dia. Enfraquece o sistema imune, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, derrame, depressão, declínio cognitivo, demência e uma expectativa de vida mais curta.
Para a maioria das pessoas, ter relacionamentos estimulantes é uma necessidade básica. Quando bebês, formamos um vínculo com nosso pai, nossa mãe ou outro cuidador principal, olhando para essa pessoa que, em apego seguro, encontra nosso olhar e se conecta conosco. O contato visual e o toque amoroso ajudam no desenvolvimento do nosso cérebro. É o que os psicólogos conhecem como apego seguro.
Além do contato com a família e amigos, estudos mostram que a atividade física em grupo ajuda a diminuir o estresse e o sentimento de solidão. Aprender a ter um relacionamento empático consigo mesmo também é importante e práticas como yoga e meditação ajudam muito.