Os ovários são órgãos do sistema reprodutor feminino. Produzem gametas (células reprodutivas, também chamados de óvulos), além de hormônios sexuais, como o estrógeno e a progesterona.
As mulheres nascem com todos os ovários que terão durante a vida. Assim, conforme vão envelhecendo, seus ovários vão envelhecendo também. Contudo, podem envelhecer mais ou menos rápido dependendo do estilo de vida da mulher.
Nutrição na síndrome dos ovários policísticos (SOP)
Escrevi já diversos textos sobre o tratamento da SOP (leia aqui). Em resumo, é fundamental controlar a inflamação e a resistência insulínica, além de reduzir o estresse oxidativo. Sem mudanças no estilo de vida a mulher pode apresentar sintomas chatos, como ciclo menstrual irregular, falta de ovulação, queda de cabelo, acne, oleosidade, seborreia, cansaço e etc.
Algumas ervas e fitoterápicos podem ajudar a aliviar sintomas. O chá da folha de amora contribui para a regulação hormonal. A cúrcuma é um excelente antioxidante, além de contribuir para regulação dos níveis de progesterona. Os chas de uxi amarelo, hibiscos e de unha de gato regularizam o ciclo, auxiliando na ovulação.
Aprenda mais sobre plantas medicinais no curso online de fitoterapia.