Eu sempre amei frutas e, acostumada à enorme variedade do Brasil, confesso que estranhei quando mudei para Portugal, há quase 5 anos. Agora, estamos no outono e voltam os Diospiros (um tipo de caqui), que adoro. No inverno gosto das tangerinas e laranjas (parece que a natureza sabe que precisamos de mais vitamina C nesta época do ano). Quando finalmente a primavera chega voltam os morangos e outras bagas (berries). No verão, logicamente, a variedade aumenta com figos (meus favoritos), melões, melancias, peras e uvas maravilhosas.
A banana da madeira e os limões amarelos (conhecidos como Sicilianos no Brasil) são encontrados por todo ano. Clique aqui para acessar o mapa das maiores regiões produtoras de frutas em Portugal.
Como morro de saudade das frutas tropicais, frequentemente compro mamão, manga, abacate e outras que vou encontrando. Mas não é nada ecológica essa importação de alimentos. Por isso, acabo dando preferência ao que há de local. Mesmo assim, sonho com acerola, cajá, as amoras brasileiras, cupuaçú, goiaba, maracujá, caju, pitanga e, principalmente, jaboticaba. Você mora fora do seu país de origem? De que frutas sente falta?