A Colina é um componente muito importante para a estrutura do nosso corpo, sendo o mais abundante fosfolipídio encontrado no organismo humano. Está presente na membrana de todas as células e tem participação fundamental no cérebro, sendo parte da molécula de AcetilCOLINA – neurotransmissor responsável pela criatividade e velocidade de raciocínio.
Recomendação de colina
A ingestão diária recomendada é de 550 mg diários para indivíduos adultos do sexo masculino, de 425 mg diários para indivíduos adultos do sexo feminino e de de 450 mg diários durante a gravidez.
Fontes de colina
A colina está presente em alimentos gordurosos como a gema de ovo e o fígado. Na suplementação pode ser encontrada como Cloreto de Colina e o Bitartarato de Colina. Uma forma mais eficaz de suplementação trata-se da Glicerofosfocolina ou Alfa GPC. Esta molécula tem alta biodisponibilidade quando ingerido oralmente e tem a capacidade de atravessar a barreira hemato-liquórica.
Estudos mostram que Alfa GPC na dose de 1000 a 1500 mg por dia tem a capacidade de melhorar o raciocínio e memória, tornar mais rápida a recuperação pós AVC (Acidente Vascular Cerebral), aumentar a secreção de hormônio de crescimento, proteger o cérebro da degradação e otimizar a performance mental.
O melhor livro sobre biodisponibilidade de nutrientes em língua portuguesa é o da Dra. Silvia Cozzolino, disponível aqui.