Dieta e crossfit

O crossfit é uma marca que está relacionada à volumes de treino elevado e uma variedade de exercícios de alta intensidade. Estas características estão associadas a alto risco de lesões, aumento da dor muscular no pós treino, elevada fadiga, questões agravadas se a dieta é pobre em nutrientes (proteína, carboidratos e também hidratação inadequada.

O risco de overtraining existe. Caracteriza-se pela combinação de excesso de treino, alta produção de radicais livres, com uma recuperação inadequada, gerando fadiga extrema, queda da performance e da imunidade. Uma das estratégias preventivas é justamente a adoção de dieta balanceada com quantidades adequadas de macronutrientes, repouso adequado para boa recuperação, redução do estresse social e familiar, variação do tipo de treino.

NECESSIDADES NUTRICIONAIS DO CROSSFIT

Revisão sistemática publicada por grupo de estudos brasileiro mostra as principais recomendações para os “crossfiteiros” (de Souza et al., 2021).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/