Deficiência de vitamina D aumenta o risco de pré-eclâmpsia na gestação

A pré-eclâmpsia é uma das condições mais graves no final da gravidez, causando aumento da morbidade e mortalidade perinatal para a mãe grávida e seu bebê. Continua a ser uma doença de alto risco, principalmente entre minorias em todo o mundo. Estão envolvidos na pré-eclâmpsia eventos isquêmicos (falta de oxigenação), inflamatórios e imunológicos (Washington et al ., 2018).

Existem também evidências de que a deficiência de vitamina D durante a gravidez potencializa os estados hipertensivos que podem levar ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia. Como um pró-hormônio, a vitamina D regula os eventos moleculares nas vias fisiopatológicas centrais de implantação e desenvolvimento dos vasos. Assim, recomenda-se que as mulheres avaliem seus níveis de vitamina D antes e durante a gestação.

Causas da deficiência de vitamina D

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/