A sensação de pernas cansadas ou pesadas pode ser um sinal de doença venosa crônica (DVC), que ocorre por disfunção das paredes e válvulas localizadas nas veias das pernas. Com isso, o sangue tem dificuldade para circular e chegar no coração.
A DVC é uma doença frequente. A pessoa pode apresentar varizes do tipo telangiectasias, que aparecem por baixo da pele e são vistas como pequenas linhas avermelhadas semelhantes a ramificações de uma árvore ou como uma teia de aranha. Também podem aparecer como veias varicosas dilatadas, que resultam da falência das válvulas. Além do cansaço, as pernas podem doer ou ficar dormentes, sendo que as queixas podem piorar no verão.
Entre as causas da DVC estão genética, traumatismos, uso de hormônios, gravidez, obesidade, longas horas em pé ou sentado, sedentarismo, alterações hormonais da menopausa e o próprio envelhecimento. As varizes podem ser evitadas com manutenção de um peso saudável, atividade física regular, uso de meias elásticas, massagens. Existem também os tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos, principalmente quando os sintomas são mais graves.
Mas e quando as veias e a circulação está bem e ainda assim as pernas doem?
Outras estratégias para reduzir o cansaço e dores nas pernas
Evite banhos quentes
Faça massagem com o chuveirinho do banheiro e água fria
Nade em água fria
Faça massagens. Gosto de adicionar ao óleo de coco, gotinhas do óleo essencial de olíbano / Frankincense (Boswellia), que tem efeito relaxante. Aprenda mais aqui.