Periodontite e nutrição

Problemas na gengiva aumentam o risco de várias doenças, como problemas inflamatórios intestinais, síndrome metabólica, alguns tipos de câncer, doença de Alzheimer, osteoporose, derrames, infartos etc. Bactérias ruins presentes na boca, seus produtos ou mediadores inflamatórios produzidos nos tecidos inflamados podem invadir a circulação sistêmica.

Figura do livro "The human microbiota and chronic disease dysbiosis as a cause of human pathology / edited by Luigi Nibali and brian Henderson. New Jersey: John Wiley & Sons, 2016, p. 244.

Figura do livro "The human microbiota and chronic disease dysbiosis as a cause of human pathology / edited by Luigi Nibali and brian Henderson. New Jersey: John Wiley & Sons, 2016, p. 244.

Os anticorpos contra os produtos bacterianos reagem de forma cruzada com as moléculas do hospedeiro, resultando em inflamação do tecido. Um grande número de bactérias ingeridas induz mudança na microbiota intestinal, bem como na função de barreira intestinal. Isso resulta na endotoxemia semelhante à endotoxemia metabólica observada na obesidade; causa inflamação sistêmica de baixo grau em vários tecidos e órgãos e aumenta o risco de várias doenças sistêmicas.

Cuidados integrativos na prevenção e tratamento da periodontite

Por isso, o cuidado deve ser integrativo. Acordar, raspar a língua, bochechar com óleo de coco, escovar os dentes, evacuar, usar probióticos (quando necessário), consultar regularmente um dentista e tratar o intestino quando houver disbiose. Um nutricionista também poderá aconselhar uma dieta protetora, pobre em carboidratos, rica em ácidos graxos ômega-3, em vitaminas C e D e em fibras, qualidades que podem reduzir significativamente a inflamação gengival e periodontal (Woelber et al., 2017).

Na figura abaixo você vê à esquerda justamente os fatores que promovem a saúde periodontal, incluindo a homeostase do biofilme supra e subgengival, imunidade homeostática nos tecidos gengivais e periodontais, constituintes alimentares saudáveis ​​e ausência de doença inflamatória crônica em locais distantes. Tecidos periodontais saudáveis, por sua vez, reduzem o risco de câncer oral e afetam bidirecionalmente a saúde sistêmica, de modo que o risco de doença inflamatória crônica é reduzido.

No lado direito da imagem acima você vê os fatores que prejudicam a doença periodontal, incluindo disbiose do biofilme, respostas inflamatórias gengivais e periodontais descontroladas, estresse psicológico paralelo à liberação elevada de cortisol e dietas não saudáveis ​​caracterizadas por alto consumo de carboidratos. A doença periodontal afeta negativamente a saúde do tecido oral e é um fator de risco no carcinoma oral, induz a senescência celular em células saudáveis, promove inflamação sistêmica e é um fator de risco em doenças inflamatórias crônicas, incluindo doença inflamatória intestinal (DII), doença cardiovascular, condições autoimunes, e doença de Alzheimer.

PRECISA DE AJUDA? AGENDE AQUI SUA CONSULTA.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/