A trombofilia é uma condição grave que provoca a formação de trombos (coágulos sanguíneos). A formação desses coágulos aumenta as chances de trombose com obstrução de pequenos vasos do endométrio, dificultando ou impedindo a implantação do embrião. Por isso, são constantemente associadas a casos de abortos de repetição, falhas em tratamentos de fertilização in vitro e a casos de infertilidade sem causa aparente. Também aumentam o risco de pré-eclampsia, deslocamento precoce da placenta e outras complicações durante a gestação. Se os coágulos formatos caem na corrente sanguínea, podem gerar obstruções em outros órgãos, inclusive o cérebro, e a mãe pode sofrer AVC e embolias.
A obstrução dos vasos sanguíneos da placenta provocados pelas trombofilias é bastante prejudicial ao feto, pois é através desses vasos que se dá o transporte de oxigênio e nutrientes. Mas o que causa a trombofilia?
Causas hereditárias - até 60% dos casos. Investigar mutações de MTHFR e PAI-1
Causas adquiridas (obesidade, tabagismo, diabetes, pressão alta, uso de anticoncepcionais)
CUIDADOS
Boa hidratação
Controle do peso
Não fumar
Usar meias elásticas
Viajar apenas com autorização médica
Usar suplementos antes de engravidar, como Nattokinase (se a mulher engravidar deve trocar por medicação anticoagulante), ômega-3 em alta dose e vitamina E. Podem ser necessários outros suplementos. A melhor forma de descobrir polimorfismos que influenciam o metabolismo é por meio de um exame nutrigenético. Marque sua consulta.