Sabe aquele carvão que colocamos na churrasqueira? Ele é proveniente de madeiras densas e rígidas. Não é desse que estamos falando. O carvão ativado é proveniente de madeiras menos densas e mais flexíveis. Pode vir da queima da cortiça ou de lascas de certas árvores (como casca de coco), o que gera um material bem mais leve e poroso.
Por isso, o carvão ativado funciona como uma esponja que consegue absorver substâncias nocivas ao organismo. A alta porosidade do cartão ativado consegue capturar inclusive gases, eliminando-os pelas fezes. O uso é feito em jejum ou longe de refeições (cápsulas de 500 mg a 1g). Por exemplo, pode tomar entre o almoço e a jantar, com um chazinho digestivo.
Agora, carvão ativado não faz milagre. É uma estratégia a mais, especialmente para tratamento da distensão abdominal. Comeu algo que não caiu bem? O carvão ativado pode auxiliar no momento, mas mais importante é pensar: “por que isso não caiu bem?”. Será que comeu com pressa demais? Ou em um momento de estresse? Ou comeu muito? Ou comeu algo que seu corpo rejeita. Estas reflexões são super importantes se quiser melhorar sua digestão de vez.
O carvão também não serve para reduzir o efeito de uma noite regada à álcool. Não é para isso que o carvão ativado serve. O estrago do álcool no fígado já foi feito. O que ele faz é apenas reduzir algum desconforto gástrico ou intestinal. Dúvidas? Agende sua consulta aqui.