Práticas integrativas para a prevenção da degeneração macular

degeneração macular é uma doença da retina que afeta a mácula.  A mácula é uma pequena parte da retina, com um importante papel na visão. É composta por milhões de células sensíveis à luz. Na retina há transformação da luz em sinais elétricos. Estes são, então, enviados ao cérebro pelo nervo ótico, onde se efetua a tradução das imagens que visualizamos.

retina-curitiba-buraco-macular.jpg

Na degenerescência macular, a mácula encontra-se danificada, o centro do campo visual é afetado e as imagens são desfocadas, distorcidas ou escuras. A principal causa da degeneração macular é o envelhecimento, contudo, alterações genéticas podem acelerar a progressão da doença mesmo em pessoas jovens.

Diabetes, tabagismo, hipertensão e dieta carente em antioxidantes também prejudicam a visão. E, como não existe tratamento eficaz para a degeneração macular o mais importante é a prevenção.

ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES

Couve, espinafre, brócolis, abóbora contém altos níveis de antioxidantes, incluindo luteína e zeaxantina, que podem beneficiar pessoas com degeneração macular. Alimentos que contêm altos níveis de zinco também podem ser de valor particular em pacientes com degeneração macular. Frutos do mar e sementes são boas opções. Estudos mostraram que uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, como os encontrados no salmão, atum e nozes, também reduzem o risco de perda da visão. Se precisar, converse com seu nutricionista sobre a suplementação. Algumas dicas importantes:

Converse com seu oftalmologista e não deixe de fazer exames regulares. Sua saúde agradece!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/