Atividade física é o maior secretoma que existe | Não fique sedentário

Pessoas sedentárias estão em maior risco de endotoxemia. As figuras a seguir mostram as células adiposas de uma pessoa magra (à esquerda) e uma pessoa com alto percentual de gordura (figura à direita). Observe que  acúmulo de gordura aumenta a infiltração de macrófagos, células responsáveis pela fagocitose de substâncias estranhas ao organismo (Odegaard e Chawla, 2012).

endotoxemia.jpeg

Esta infiltração aumenta a inflamação e a resistência à insulina no tecido. Um dos responsáveis por esta inflamação é o LPS - Lipopolissacarídeo (componente de membrana celular de bactérias gram negativas) que pode atravessar o intestino e chegar às células adiposas. O LPS é uma toxina que provoca uma forte resposta pelo sistema imune. Macrófagos que entram em contato com o LPS promovem resposta inflamatória. 

Pessoas com dietas ruins, estresse elevado ou consumo excessivo de remédios tem alteração na permeabilidade intestinal. Com isso, mais LPS chega à corrente sanguínea. A figura a seguir mostra uma série de fatores que afetam o intestino (Ananthakrishnan, 2015).

image-asset.jpg

Quando a alteração da permeabilidade é devido ao LPS se denominada endotoxemia metabólica. Ela promove resistência à insulina, inflamação no tecido adiposo e maior chance de infiltração de macrófagos M1. Dependendo do local da inflamação pode aparecer celulite, esteatose hepática, obesidade, aumentar o risco de diabetes e outras doenças.

A endotoxemia em sedentárias também está associada à inflamação, aumento de colesterol total, aumento de LDL-c e triglicerídeos, aumento do risco de trombose (elevação de PAI-1). Quanto maior os triglicerídeos maior o risco de endotoxemia também. Pessoas que consomem muitos carboidratos, álcool, que estão acima do peso precisam todas tratar o intestino, além de começar a fazer atividade física (Lira et al., 2010).

Em época de pandemia tudo isso é perigosíssimo. A infecção por SARS-CoV-2 pode causar uma série de complicações, incluindo: falência respiratória, pneumonia, lesão cardíaca, lesão hepática, lesão renal, infecções secundárias, choque séptico, fadiga crônica, perda de massa magra e trombose.

Fique em casa sempre que possível, lave as mãos ao voltar para casa, passe álcool, pratique atividade física e alimente-se bem. Mantendo um bom estado nutricional sua imunidade responde melhor.

Atividade física é o melhor secretoma

O secretoma é o conjunto de proteínas expressas por um organismo e secretadas no espaço extracelular. A atividade física estimula a produção hormonal, de citocinas, fatores de crescimento e outras proteínas importantes para a saúde. Em meu curso de formação de instrutores de yoga você incorpora em 12 meses práticas que o acompanharão depois por toda a vida.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/