Muitos pais perguntam se podem iniciar a alimentação do bebê antes dos 6 meses de vida para que possam voltar ao trabalho. Na verdade, tudo dependerá do grau de maturidade da criança. São sinais de maturidade para receber a alimentação complementar:
ao tocar a língua do bebê com a colher ele recolhe a língua;
há interesse por novos alimentos (quer tocar, abre a boca);
mantém a sustentação da cabeça.
Antes dos 6 meses de vida a maior parte dos bebês ainda não apresenta maturidade orgânica para receber novos alimentos. Quando os marcos acima são alcançados a introdução torna-se mais segura. Alguns bebês também ainda não produzem enzimas para a digestão de novos alimentos e podem apresentar distensão abdominal, diarreia, cólicas ou prisão de ventre.
A introdução alimentar é complexa e cada criança reage de uma forma. O ministério da saúde possui um guia maravilhoso sobre a criança do nascimento até os 2 anos. Faça o download gratuito aqui. Existem dois métodos principais para a introdução e cada família deverá escolher o que melhor lhe atende.
Método Tradicional
Aos 6 meses a criança iniciará as frutinhas e a refeição salgada. Tudo com muita calma, paciência, amor. Se o beber chorar, ficar irritado, está tudo bem. Às vezes, damos um passo à frente e dois atrás. Continue oferecendo a comida sistematicamente, amassadinha com um garfo. Não liquidifique nem passe na peneira. Nos intervalos continue ofertando leite materno em livre demanda. Bebês recebendo fórmula ou leite de vaca também podem continuar consumindo estes alimentos nos horários alternados à nova alimentação (Saiba mais no guia alimentar - download gratuito aqui).
Baby Led Weaning (BLW) ou desmame liderado pelo bebê
Nesta técnica o alimento é oferecido em pedaços e o bebê alimenta-se sozinho, pegando as porções e levando-as à boca. Esta técnica exige mais maturidade e interesse por parte do bebê. Os pais não podem ter pressa, precisam incentivar a curiosidade e não podem se preocupar com a sujeira.
O exemplo também é muito importante. O bebê aprende copiando e fazendo. Esta técnica também é ideal para os bebês que não gostam da consistência de papinha. O método BLW exige que o bebê já consiga sentar, coordenar movimento mão-boca, fazer o movimento de mastigação e também o movimento de pinça com os dedos. Ou seja, depende muito da maturidade da criança em vários aspectos.