Quando você toma suplementos probióticos seu inchaço abdominal piora? As dores são mais intensas? O intestino desregula? E o pior: parece que há uma nuvem no seu cérebro, atrapalhando seus pensamentos?
Isto pode acontecer sim. Se o uso de probióticos gera um acúmulo excessivo de bactérias no intestino delgado aparecem sintomas como os descritos. Em um estudo publicado com 30 pacientes, os 22 que relataram problemas como confusão mental e dificuldade de concentração, além de gases e inchaço, estavam tomando probióticos, de marcas diversas. Quando os investigadores examinaram as fezes encontraram grandes colônias de bactérias se reproduzindo no intestino delgado . Este acúmulo gerou mais fermentação e produção de ácido D-lático, que gera acidose e uma toxicidade temporária (Rao et al., 2018).
Para o Dr. Satish SC Rao, o ácido D-lático interfere momentaneamente no cérebro, na cognição e alguns pacientes possuem 2 a 3 vezes a quantidade normal de ácido D-lático no sangue após uso de probióticos.. Alguns disseram que a nebulosidade cerebral - que durou de meia hora a muitas horas depois de comer - era tão severa que eles tiveram que deixar o emprego.
Embora os probióticos possuam muitas aplicações benéficas, melhorando a imunidade e restaurando a microbiota após o uso de antibióticos, há que se ter cautela com o uso indiscriminado. Se sintomas estranhos aparecerem suspenda o uso. Os probióticos devem funcionar no cólon (intestino grosso) e não no intestino delgado ou no estômago, mas problemas de motilidade podem gerar colonização em locais inapropriados.