A FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Demência faz parte da categoria de transtornos cognitivos. A figura da revista Nature compara o cérebro normal com o cérebro de uma pessoa com a doença de Alzheimer (DA).

Observa-se que pacientes com DA (no lado direito da imagem) aumento dos ventrículos (formando grandes cavidades), atrofia do córtex e redução acentuada do hipocampo.

O hipocampo é uma estrutura do cérebro, considerada a principal sede da memória. Também é importante para a navegação espacial (para que nosso corpo saiba onde localiza-se e como se comportar neste espaço). O hipocampo atua em interação com a amígdala, região do cérebro envolvida no registro e percepção de emoções.

No nível microscópico observa-se neuroinflamação, acúmulo de proteína beta-amilóide no cérebro, assim como aumento da quantidade de emaranhados fibrilares de proteína TAU dentro do neurônio.

Algumas das causas destes achados são controláveis. Precisamos combater infecções, cuidar do intestino e da dieta. Falo um pouco mais sobre o tema no resumo do vídeo abaixo:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags