Alzheimer pode vir a ser a terceira causa de morte na velhice

O Azheimer sempre foi difícil de diagnosticar, mas com as novas tecnologias de imagem e dados de autópsia, o entendimento da doença vem se ampliando. Os casos parecem muito mais comuns do que imaginávamos e por isso, torna-se tão importante cuidar do cérebro, nossa máquina mais importante.

O que causa a doença de Alzheimer?

São muitos os fatores contribuintes para a doença de Alzheimer, como a genética e a deficiência de nutrientes, como vitamina D, folato, B12 e ômega-3. Além disso, lesões, resistência insulínica, infecções mal tratadas, inflamação, exposição a metais pesados (como mercúrio, cadmio, alumínio), contato com fungos, toxinas orgânicas (como agrotóxicos) e elevação da homocisteína estão entre os fatores de risco para a doença.

Prevenção e tratamento da doença de Alzheimer

Em minha prática clínica foco no trabalho com pacientes com déficits cognitivos de leves a graves. A prevenção envolve o controle dos fatores de risco. Exames genéticos nos dão hoje uma excelente compreensão da individualidade bioquímica de cada indivíduo. Com base nesta individualidade fica mais fácil sugerirmos uma dieta e suplementação protetora.

O momento de começarmos a cuidar do cérebro é hoje. O Alzheimer é uma doença silenciosa, que instala-se ao longo de décadas. Se você possui familiares com a doença (pais, tios) precisa já um acompanhamento preventivo. Se você já possui alterações cognitivas (desde os leves e comuns laços de memória) mais importante anda. Quanto mais no início está a doença maior a garantia de sucesso do tratamento, que envolve acompanhamento neurológico e nutricional.

Em meus atendimentos nutricionais focamos em dieta antiinflamatória, de característica cetogênica e mediterrânea, suplementada com ativos importantes para controle do estresse oxidativo, inflamação e deposição de amilóide.

Trabalho com consultorias online e atendo pacientes em todos os locais do mundo. Meus clientes estão principalmente no Brasil, EUA, Portugal, Luxemburgo, França, Bélgica, Reio Unido, Japão, Austrália, Alemanha, Suiça Espanha e Nova Zelândia. Mas de onde estiver, basta contactar e marcar sua consulta por este link.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/