Existem janelas de desenvolvimento oportunas para o cérebro, para a formação de neurônios e conexões entre eles (neuroplasticidade). O período antes do nascimento é fundamental para a montagem de circuitos cerebrais. Por isso, a gestante precisa cuidar-se muito bem, reduzindo o risco de parto prematuro. Existem outros períodos críticos para o cérebro, especialmente na infância:
Há também neurogênese em adultos. Neurogênese é o processo pelo qual novos neurônios são criados no cérebro e integrados em circuitos neurais. É uma parte da plasticidade que permite a função cognitiva e a manutenção dessa função durante a vida. Continuamos criando novas células cerebrais ao longo da vida (pelo menos até os 97 anos), apesar de em muito menor proporção. Em pacientes com Alzheimer a proporção de formação de novas células é cerca de 30% menor (Moreno-Jiménez, et al., 2019).
Mecanismos epigenéticos, incluindo metilação de DNA, modificação de histonas e RNA não codificador, desempenham papéis importantes na neurogênese (Wang et al., 2016). Em exames nutrigenéticos podemos identificar a capacidade de metilação de cada pessoa. Vale a pena fazer pois sem nutrientes não há neurogênese, não há neuroplasticidade. Além da deficiência de nutrientes, a neuroinflamação, o estresse oxidativa e a presença de toxinas no cérebro prejudicam a neuroplasticidade. A dieta é parte fundamental para o controle de cada um destes aspectos.
PRECISA DE AJUDA?
MARQUE AQUI SUA CONSULTORIA NUTRICIONAL ONLINE.