Alergias alimentares - quando irão desaparecer?

Sabia que leite de vaca, oleaginosas, frutos do mar e derivados da proteína de soja não são indicados no primeiro ano de vida? Mesmo assim, sem estes alimentos alguns bebês ainda apresentam reações alérgicas como sangue nas fezes, manchas pelo corpo, inchaços na língua e na região da boca, gases e cólicas fortes.

Food-Allergies-1.jpg

Outras causas para estes sintomas incluem uso de utensílios de plástico. Pratinhos, copinhas, talheres de plástico podem conter bisfenol A, substância tóxica que pode causar reações alérgicas no seu bebê. Procure por utensílios sem este compostos.

Algumas crianças apresentam alergia a ovo e a frutas cítricas. Observe a pele, a respiração, a urina e as fezes. Tudo deve estar direitinho. Dicas:

  • Comece a introduzir alimentos sólidos na alimentação das crianças a partir dos 6 meses de vida.

  • Apresente apenas um alimento novo de cada vez, para perceber se existe alguma reação alérgica ao mesmo.

  • Ofereça à criança frutas frescas, sem agrotóxicos (também são causas de alergias) e legumes cozidos.

  • Cuide do intestino. Se a criança precisou tomar antibiótico ou antiinflamatório reponha bactérias boas probióticas para a manutenção da tolerância intestinal. Falo sobre este tema aqui.

  • Tenha paciência - na maioria dos casos a alergia some com o fortalecimento do sistema imune. A resolução da alergia não é previsível. A maior parte das crianças alérgicas a alimentos como leite, ovos ou soja fica livre do problema na adolescência (68%). Mas para outros isso se resolve mais cedo (aos 6 ou 10 anos). Contudo, IgE muito alto na corrente sanguínea é um sinal de que é uma alergia de mais difícil resolução. Cerca de 5% dos adultos serão para sempre alérgicos, principalmente a frutos do mar (como camarão).

Aprenda mais neste curso

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/