BIOHACKING | GENÔMICA NUTRICIONAL E O FUTURO DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

É verdade que nosso DNA desempenha um papel essencial no potencial aparecimento de doenças. Quer seja uma doença cardíaca, vários tipos de câncer, depressão, doença de Alzheimer ou obesidade, algumas pessoas são mais propensas do que outras simplesmente devido a causas genéticas.

No entanto, nos últimos anos, pesquisas mostraram que há outro fator importante em jogo: o estilo de vida, incluindo nossa alimentação, movimentação, qualidade do sono e estratégias para combate ao estresse. No último ano dediquei-me ao estudo da genômica nutricional e ao desenvolvimento de painéis nutrigenéticos.

A genômica nutricional estuda a influência dos nossos genes na forma como assimilamos e metabolizamos os nutrientes. Estuda ainda o modo como as escolhas alimentares mudam a forma como os genes expressam-se. Variações ou polimorfismos genéticos de nucleotídeo único (SNPs), podem contribuir para aumentar ou diminuir o risco de doenças. Assim, a análise do genoma permite a prevenção de forma mais precoce, pela escolha de nutrientes que possam modular (modificar) a expressão dos genes, para melhor.

A análise do DNA é geralmente feita pela coleta de saliva. Permite a correção metabólica por meio da suplementação de nutrientes específicos, a melhoria da função intestinal, dos processos de destoxificação, dentre tantos outros. Você já fez o seu? Deseja fazer? Marque uma consulta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/