Uma alimentação equilibrada traz inúmeros benefícios à saúde e para a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e certos tipos de câncer. Fitoquímicos presentes em plantas possuem ação antiinflamatória e antioxidante. Fitoquímicos são compostos naturais sintetizados por plantas para proteção contra a ação de pragas, variações na temperatura e poluentes ambientais. São encontrados em alimentos como verduras, frutas, sementes, grãos integrais, oleaginosas e especiarias como gengibre e açafrão da terra.
Os carotenóides como alfa e beta caroteno (mamão, cenoura, batata doce e abóbora), zeaxantina (milho) e licopeno (tomate e melancia) além de caracterizarem os alimentos com as cores laranja, amarela e vermelha também são responsáveis por propriedades que beneficiam, por exemplo, nossa visão, nosso sistema imunológico, nossa pele e cabelo.
Compostos fenólicos são os fitoquímicos mais abundantes na natureza. Neste grupo destacam-se flavonóides como antocianinas, epigalocatequina galato e quercetina, encontrados na maçã, framboesa, amora, repolho roxo, ameixa vermelha, açaí e chá verde. Estes compostos com sabores variados possuem propriedades antitumorais, protetoras do DNA. Os organossulforados como os isotiocianatos encontrados em alimentos verdes como, couve flor, couve manteiga, repolho, brócolis e mostarda melhoram no fígado a eliminação de toxinas. Por isso, abusar das cores é muito legal.
Mas isso não quer dizer que você nunca possa tomar um sorvete ou comer uma fatia de pizza. Alimentos servem a vários propósitos na nossa vida. Nos dão prazer, alegria, nos permitem ter uma variedade de experiências. O que acontece no corpo com um consumo eventual? Discuto este tema neste vídeo: